a importância do batismo

Ao fazermos uma reflexão sobre a importância do batismo para o cristão, descobrimos que ele simboliza o renascimento. Assim o homem morre para o mundo e renasce como uma nova criatura em Cristo.

La no livro de Mateus, no capítulo 19, ao conversar com um jovem, Jesus lhe disse que ele deveria vender todos os seus bens, entregar aos pobres e segui-lo; e essa é uma convocação que ele faz para todos.

Quem estuda a bíblia sabe que a vida daqueles que se propuseram a segui-lo, principalmente os discípulos, não foi nada fácil. Em vista disso, os primeiros cristãos sofreram muita perseguição, a igreja primitiva encontrou a resistência dos poderosos, mas seguiu seu caminho.

As Dificuldades dos Primeiros Cristãos

A história de dificuldades dos primeiros cristãos e da própria igreja primitiva é como uma prova de fé no Cristo Ressuscitado. Assim, quando Ele nos convoca é como se afirmasse que quem não carrega a sua cruz e não O segue, não é digno d’Ele.

Mas, para onde devemos carregar a nossa cruz, onde encontraremos Jesus, qual o caminho que nos leva a Ele? Ainda mais quando vivemos num mundo cheio de maldades e armadilhas, como distinguir a verdade frente as ilusões deste mundo?

Teste Grátis!

Gestão Online para Igrejas Evangélicas
Aplicativo completo, fácil e prático para o controle total da secretaria e do financeiro através do computador ou celular.

Em verdade, é diante destas dificuldades que devemos nos posicionar, com orgulho e coragem, demonstrar a nossa fé publicamente. Desta forma, é através do batismo que confirmamos publicamente a nossa fé em um só Senhor (Efésios 4:5).

No livro de Mateus, no capítulo 25, Jesus, em parábolas, está explicando como é o reino dos céus. E então ele diz aos que o ouvem – tive fome e me destes de comer, tive sede e me destes de beber… – aqui está, ao menos um pouco, daquilo que Ele quer que façamos para segui-lo.

A despeito das dificuldades deste mundo, encontramos na bíblia o ensinamento do Apóstolo Paulo. Deste modo, na segunda carta a Timóteo, Paulo nos dá uma ideia de que a vida é um combate.

O Apóstolo Paulo fala sobre Bom Combate

Mas o combate de que o apóstolo Paulo fala não se trata de uma batalha ou guerra com armas tradicionais; é na verdade uma perspectiva da qual se descreve a vida do cristão. O verdadeiro cristão deve basear o seu comportamento para perseverar na fé.

O cristão tem muitas escolhas a fazer, entretanto, tem a liberdade para decidir quais caminhos trilhar. Sendo assim, aquele que segue a Cristo com toda fé, deve ser fiel ao ensinamento que vem de Deus. É isso que Paulo denomina de combate.

E sob este prisma podemos perceber a importância do batismo para todo cristão. Conforme consta no livro de Mateus 28,19 é um mandamento; e uma confissão pública necessária, diante do mundo, como forma de comprovar que está livre do velho homem (Efésio, 4, 22).

A importância do Batismo para o Homem

O batismo é importante sob o prisma espiritual para o homem, pois aponta o caminho para sua salvação. Do mesmo modo, o batismo também é importante para a igreja, criando um vínculo com o batizado, reforçando sua participação na vida da comunidade.

O ensinamento do batismo para a igreja foi deixado por Jesus Cristo, antes de retornar ao pai, conforme está escrito em Mateus 28:19. Por isso, o batismo não é somente para se arrepender dos pecados e pedir perdão, é um pacto de viver em comunhão com Cristo.

A importância do Batismo para a Igreja

A igreja tem entre suas missões preparar e batizar aqueles que ainda não foram batizados, em virtude do mandamento bíblico. O batismo por si não é o caminho único da salvação, mas como dizia Paulo é o início da vida cristã.

A salvação que é dom de Deus, vem pela fé (Efésios 2:8), por isso é importante o papel da igreja, batizar e ensinar (Mateus 28:19-20).

A igreja é uma instituição que tem um papel muito importante na divulgação do evangelho, a boa nova precisa ser divulgada. Assim é preciso batizar sim, mas também é necessário cumprir o “ide e fazer discípulos em todas as nações”.

Neste artigo Controle Online de Batismo na Igreja, destacamos o importante papel da igreja na disseminação do evangelho e no batismo dos cristãos.

Os Processos do Batismo

Na igreja o candidato ao batismo passa por dois processos: um de natureza espiritual, outro de natureza administrativa.

O batismo é uma das decisões mais significativas para a vida do cristão, como já dito, além de ser um mandamento bíblico, é também um momento de demonstração pública de fé.

Na nossa modesta opinião, a igreja não pode, nem deve sair batizando a todos indistintamente. Assim, deve haver um processo, antes o candidato precisa ouvir o evangelho para que possa crer e batizar.

Aliás, a bíblia nos ensina que: De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus (Romanos 10:17). Nesse sentido, é de suma importância que os líderes tenham a capacidade de preparar um bom curso de batismo.

E é importante insistir nisso, porque não basta apenas ouvir a mensagem, é preciso crer nela. E em seguida, o candidato precisa externar o verdadeiro arrependimento, demonstrando que conhece a Deus e sabe quem é Ele.

Depois vem a parte administrativa, o secretário ou seu auxiliar precisa construir ou ter uma lista das pessoas aptas a passar pelo batismo. É importante que haja uma integração entre a parte administrativa e as pessoas que ministram cursos de batismo.

Concluído o curso de batismo ou as pessoas consideradas aptas a batizar, conforme o costume da igreja, marca-se a data e o local onde será realizado o batismo. É importante o secretário da igreja ou auxiliar acompanhar, com sua lista, para anotar quem foi batizado.

A lista dos batizados volta para a igreja para serem atualizados os cadastros, os então candidatos a batismo, agora são membros efetivos da igreja.

Certificado de Batismo

E, por fim, chegou a hora de confeccionar os certificados de batismo para aqueles considerados aptos e passaram pelas águas. Não se esqueça de que o momento da entrega do certificado é um momento especial e de grande significado para quem o recebe.

A igreja precisa de organização para todo esse processo, é preciso ter professores preparados e local apropriado para ministrar o curso.

Hoje todo esse processo não pode mais ser feito de forma manual, a igreja precisa contar com a tecnologia e inovação. E assim, uma ferramenta de gestão é algo imprescindível.

O sistema SIGIWEB conta com todas as rotinas para o controle de batismo, você pode controlar os candidatos a batismo, emitir a lista de presença e atualizar automaticamente a ficha cadastral.

Artigos Relacionados

Deixe um Comentário