Aplicativos Móveis para Igrejas

A tecnologia e a mobilidade dos celulares revolucionaram a forma de fazer negócios e trouxe às empresas, igrejas e instituições um novo cenário, tanto para comunicações institucionais como para a melhora do ambiente de negócios, a aposta em aplicativos.

Hoje no mundo temos mais celulares do que televisões, os costumes mudaram tanto que não é possível terminar o dia sem recorrer a tela do celular para se inteirar das notícias ou conversar com alguém.

Restaurantes, lanchonetes, pizzarias ou qualquer empresa que ainda trabalha da maneira tradicional e que pretenda expandir seus negócios, indo para a web, precisam se adaptar e de forma rápida as tecnologias da mobilidade, acompanhando a tendência de mudança de comportamento dos clientes.

Seja para pedir uma refeição, chamar um táxi ou conferir o extrato bancário, o usuário tem milhares de possibilidades disponíveis na palma da mão através do aparelho de celular. Bons aplicativos devem ter a qualidade de agregar valor à rotina do usuário.

Usando Dispositivos Móveis

Teste Grátis!

Gestão Online para Igrejas Evangélicas
Aplicativo completo, fácil e prático para o controle total da secretaria e do financeiro através do computador ou celular.

Para igrejas essa premissa também é verdadeira, a tecnologia aliada a mobilidade modificou os hábitos das pessoas, dos consumidores e dos cidadãos de modo que as empresas e instituições tiveram que redesenhar seus modelos de negócios e suas estratégias para se manterem competitivas e alcançarem seus objetivos.

Sempre temos que ter em mente que igrejas não são empresas e como tal não devem visar lucro, entretanto, não podem permanecer no ostracismo, a igreja deve ter a ambição de crescer, ganhar mais almas, transformar a vida delas e o entorno da comunidade onde vivem.

Quando criamos um portal para transmitir os cultos e publicar a agenda da igreja, quando temos uma aplicação para controle da secretaria e da tesouraria da igreja, estamos agregando valor a instituição, já quando investimos em um aplicativo para a igreja, estamos melhorando a nossa comunicação com a nossa membresia e agregando valor ao nosso membro, razão de ser da igreja.

São várias as vantagens obtidas em se adotar um aplicativo para a Igreja, até porque ter um aplicativo apenas para dizer que tem, sem explorar as suas reais potencialidades, não ajuda em nada, esta é uma atitude que precisa ser pensada e avaliada por profissionais com intuito de ajudar a igreja.

Torna o Trabalho da Igreja Conhecido

Trabalho Reconhecido

Aplicativos para igrejas tem a facilidade de fidelizar o membro ao seu ministério, quando ele está em contato direto com a sua liderança, de forma inconsciente isso gera uma sensação de proximidade, mostrando a agenda da igreja, lições do evangelho, marcando reuniões, convidando-o para eventos.

Essas atividades oferecem algo de valor e desperta o interesse do usuário, isso sendo compartilhado se torna um ótimo canal para ganhar novas almas.

É Um Aliado no Processo de Conversão

Conversão

A missão institucional da igreja é ganhar almas, trazer gente nova para conhecer o Evangelho, neste artigo Organizando a Secretaria da Igreja enfatizamos que a conversão não é algo automático que acontece do dia para a noite, é um trabalho coletivo que precisa de muitas ferramentas para nos auxiliar, quanto mais melhor, um aplicativo pode melhorar a interação da liderança com os novos convertidos.

O aplicativo pode ter uma área específica para os novos convertidos, reforçando o laço institucional entre ele a igreja, mostrando-lhes os dias de culto, quem são as pessoas encarregadas de recebê-lo, quem vai ministrar; pode ainda mostrar-lhes os eventos da igreja, entre tantas outras facilidades, reforçando o elo de ligação.

Integração com os Diversos Ministérios

Integração

Se você quiser organizar a sua igreja, a palavra de ordem é descentralizar, para nós isso significa criar diversos ministérios e atribuir a cada um uma responsabilidade específica dentro dos trabalhos exercidos pela igreja, e cada ministério deve ter um líder, alguém que tenha o dom para a tarefa específica e a capacidade de liderar os demais.

Não existe uma lista definitiva que diga que a igreja deva ter esse ou aquele ministério, o Pastor Presidente deve se sentir à vontade para criá-los e separar os seus líderes, ditando-lhes as diretrizes que devem ser seguidas e cobrando-lhes os resultados.

Um aplicativo móvel deve ter entre suas ferramentas as facilidades de comunicação entre a liderança dos diversos ministérios, bem como seus componentes e uma forma, ainda que simplificada de acompanhar os trabalhos de cada ministério de modo que possam desenvolver atividades integradas, objetivando sempre a integração dos membros e o crescimento da obra.

Disponibilidade em Tempo Integral

Equipe Trabalhando

Sabemos que não é possível estar presente fisicamente na igreja todos os dias, mas as necessidades dos membros e os problemas na igreja podem aparecer a qualquer momento, inclusive fora do horário, a igreja tem ação no mundo espiritual, uma oração, um pedido de ajuda, um aconselhamento pode ser feito de forma on-line.

No âmbito da disponibilidade existem também as rotinas administrativas, decisões e atribuição de tarefas que podem ser feitas de forma online com o uso de aplicativos, por exemplo o pastor ou algum líder de ministério pode publicar a agenda dos obreiros do mês seguinte, obviamente que ela pode ser fixada em local apropriado, entretanto, publicada no aplicativo, todos vão ver.

Diminuição da Taxa de Erros

Erros

Uma das grandes vantagens em ter aplicativos para igrejas personalizado está na distribuição das tarefas que antes eram só dos colaboradores da secretaria, com um aplicativo, os próprios membros podem fazer e atualizar os seus dados, é muito comum que ao transferir os dados das fichas para os sistemas ocorram erros, quando o próprio membro preenche a ficha, a taxa de erros diminui drasticamente, gerando informações muito mais confiáveis.

Como afirmamos neste artigo As Igrejas e a Evolução da Tecnologia a disseminação e o uso da tecnologia é um caminho sem volta, estando os nossos membros móveis, porque a igreja não poderia estar também?, é fato que hoje as pessoas gastam muito mais tempo do dia em dispositivos móveis, assim temos que alinhar o nosso modelo de gestão a essa nova premissa.

Um portal ou um site por conterem muitas rotinas podem prejudicar a usabilidade do usuário e nem sempre nos mostram um bom desempenho, os aplicativos para igrejas carrega as funções de maneira muito mais eficiente, é mais enxuto e melhora e propicia uma experiência mais agradável ao usuário.

O uso de aplicativos já é uma tendência mundial, no Brasil mais de 60% dos usuários da internet afirmam que sua principal ferramenta de acesso é o smartphone.

Com essas informações temos que entender que os aplicativos móveis são uma ótima ferramenta para nos ajudar na gestão das nossas igrejas, alia tecnologia, praticidade, mobilidade e uma ótima experiência para o usuário.

O aplicativo SigiWeb foi desenvolvido levando em consideração a necessidade de uma boa gestão da igreja e uma experiência rica para o usuário.

Artigos Relacionados

Deixe um Comentário