O Cadastro de Membros na Igreja Online

Desde quando surgiu, a tecnologia da informação tem uma grande importância no crescimento e na organização das empresas e instituições e tem sido destaque em todas as áreas.

Automatizando processos e utilizando cada vez mais a internet como infraestrutura para o relacionamento entre pessoas, empresas, instituições e governo, a tecnologia e as telecomunicações propiciaram uma nova revolução na vida das pessoas.

É importante que nós possamos ter a compreensão de que a tecnologia veio para facilitar e melhorar o dia a dia das pessoas, e da mesma forma, das empresas e instituições.

Quando nós utilizamos uma impressora, que além de ter a capacidade de imprimir com mais precisão, colorido e com muito mais rapidez, estamos substituindo vários digitadores que faziam isso manualmente.

Desta forma, a tecnologia trouxe para o mundo corporativo, sejam nas empresas, nas instituições ou nas igrejas, uma outra dinâmica nas atividades que compõe o seu dia a dia, assim sendo, cada vez mais a evolução tecnológica nos ajuda e facilita a execução das tarefas, trazendo maior segurança e mais agilidade na realização das operações corporativas.

Teste Grátis!

Gestão Online para Igrejas Evangélicas
Aplicativo completo, fácil e prático para o controle total da secretaria e do financeiro através do computador ou celular.

Igrejas assim como empresas são compostas por pessoas, a igreja por si, não tem vida própria ela é representada nas suas ações e nas suas vontades pelas pessoas que formam o seu corpo diretivo e pelos seus membros.

Assim como o uso das tecnologias, a gestão de pessoas se traduz numa atividade essencial para que a igreja alcance seus objetivos, independente do seu tamanho ou da sua estrutura organizacional.

Na igreja nós temos um grande diferencial em relação as empresas quando falamos em gestão de pessoas, na igreja temos uma equipe que dirige e atua na condução dos trabalhos da instituição, e temos que perceber que cada um é importante, temos um outro grupo de pessoas, os membros, que de forma indireta também é parte integrante e sem o qual a igreja não teria sentido de existir.

No mundo empresarial, dizem os especialistas, que é essencial que as empresas se preocupem com seus funcionários e com a infraestrutura que ela oferece para que o trabalhador possa desenvolver bem as suas atividades.

Nas igrejas, além de se preocupar com a equipe gestora, com colaboradores e com os voluntários também precisamos dedicar uma atenção especial aos nossos membros para que se sintam acolhidos e confortáveis nos cultos e nas atividades que a igreja desenvolve.

Aqui nos deparamos com a “Gestão de Pessoas”, ela se mostra tão importante porque as empresas e instituições são constituídas exclusivamente de pessoas, as escolhas e os destinos da igreja são traçados por elas, desta forma o sucesso ou o fracasso depende delas, assim é necessário que cada um trabalhe em prol do bem comum a cada um: a igreja.

Mas o que seria, em tese, essa gestão de pessoas, respondendo de forma bem sucinta é a capacidade de trabalhar bem com o outro, ou seja, treinar e instruir as pessoas para que consigam trabalhar bem em equipe, colaborar.

O foco da gestão de pessoas é formar e treinar os líderes, formar uma liderança que atue nos diversos departamentos e ministérios da igreja, o lado positivo disso é que muitas igrejas já têm essa prática, talvez não saibam o quanto isso é importante.

É importante frisarmos que gestão de pessoas é uma ciência, tem seus métodos, seus propósitos e os pilares que sustentam suas diretrizes, aqui apenas estamos enfatizando a importância da aplicação desses conhecimentos na igreja, aquele que deseja se aprofundar nestes conhecimentos deve fazer um curso específico.

Agora que você já sabe a importância da tecnologia da informação e das telecomunicações e já tem uma boa noção do que é gestão de pessoas chegou o momento de unirmos as duas coisas para melhora a gestão da sua igreja, vamos usar a tecnologia para gerir as pessoas.

Se você acompanha o nosso blog, deve ter lido esse artigo Igreja em Departamentos onde enfatizamos a boa prática de dividir a igreja em departamentos para melhor organizar, lá já começamos a esboçar a ideia de ter um líder para cada departamento ou ministério, aqui enfatizamos a necessidade de ter um líder, ter seus dados cadastrados em algum sistema e principalmente conhecer suas qualidades para ser um líder.

Todo Mundo É Membro

Cumprimentos Membros

Cada igreja evangélica tem a sua particularidade, cada uma tem o seu jeito de administrar, o que é importante, um modelo que funciona em uma pode não funcionar na outra, mas em uma coisa todas convergem: na igreja todo mundo é membro.

A igreja é composta pela sua membresia, o presidente da instituição, o pessoal da diretoria, os líderes dos departamentos, grupos e ministérios, enfim, todos são membros, desta forma o ideal, aliando tecnologia e gestão de pessoas, é mantermos um cadastro de todos os membros, atribuindo a cada um, quando for o caso, os cargos de liderança e eclesiásticos.

Claro, isso é só o começo, mas a partir do cadastro online membros da igreja (cadastro individual de membros), podemos extrair as informações necessárias em cada momento de necessidade, seja para o gestor principal ao indicar os seus líderes, seja para os líderes na composição dos seus departamentos e ministérios.

Hoje, usando a tecnologia, podemos facilmente construir e atualizar os cadastros dos nossos membros, veja o exemplo do SigiWeb, os próprios membros, através do celular ou tablet, podem fazer e atualizar seus dados em tempo real, economizando tempo e propiciando informações seguras.

Com os cadastro online de membros na igreja sempre atualizados e com informações sempre disponíveis uma grande barreira é superada com facilidade, a da dificuldade da comunicação, as pessoas mudam de telefone, de endereço e de e-mail, por isso é importante ter o cadastro sempre atualizado.

O ideal de um bom cadastro é que os membros informem seus dados e os seus locais de frequência, os gestores vão trabalhar as informações gerenciais, os cargos e as lideranças que ocupam, se frequentam células ou grupos, entre outras informações importantes.

Ainda existem outras vantagens em manter um bom cadastro online de membros na igreja, o gestor pode fazer uma divisão virtual, pode separar seus líderes para reuniões ou envio de memorandos, sugestões, pode acompanhar o crescimento da igreja, pode avaliar a devolução dos dízimos, enfim, uma infinidade de informações podem ser extraídas para diversos fins.