Comunicação Digital nas Igrejas

Sendo o ser humano um indivíduo extremamente sociável a comunicação faz parte da natureza humana, nos mais diversos aspectos da nossa vida cotidiana utilizamos a comunicação nas suas mais variadas formas, seja falando, seja na forma digital, escrevendo, desenhando, pintando, cantando entre outras, isso é comunicação.

Utilizando as ferramentas adequadas, a comunicação pode ser uma poderosa forma de desenvolvimento pessoal, profissional, institucional ou empresarial.

Se comunicar de forma eficiente é importante em todas as circunstâncias, pessoalmente, profissionalmente e, no nosso caso, institucionalmente, assim é preciso estabelecer conexões efetivas e transmitir as informações de forma clara, ou seja, dar o recado de forma que o nosso interlocutor, aquele que fala conosco, nos entenda com clareza.

A partir do momento que o homem entendeu que precisa do convívio social, sentiu a necessidade de melhor se comunicar, seja para expressar seus sentimentos, seja para registrar e passar adiante sua cultura.

A comunicação, em suas mais variadas formas, conforme elencamos mais acima, sempre existiu e acompanhou a evolução do homem, ajudando-o e contribuindo para o seu desenvolvimento e suas conquistas.

Teste Grátis!

Gestão Online para Igrejas Evangélicas
Aplicativo completo, fácil e prático para o controle total da secretaria e do financeiro através do computador ou celular.

Para o homem a comunicação é a melhor ferramenta que possuímos para construir relacionamentos, através dela podemos gerar conhecimento, entendimento e desenvolvermos ações no nosso dia a dia.

Em resumo, a comunicação é fundamental para nós como seres humanos, como profissionais, como empresas ou como instituição no nosso dia a dia para conhecer e se relacionar com pessoas, descobrir novos caminhos e oportunidades e na troca de conhecimento em busca de nossa evolução.

A Comunicação na Igreja

Membros Conversando

A grande missão da igreja é “anunciar o evangelho”, não é só essa existem outras, entretanto, essa é a mais sublime e mais cara que qualquer outra missão que a igreja possa ter, o Pastor Daniel Nunes em www.pastordanielnunes.com.br cita um antigo refrão evangélico: “A igreja que deixa de evangelizar, em breve deixará de ser igreja.”

Não dá para pregar o evangelho ao vento, temos que convencer as pessoas a virem na igreja para ouvirem a palavra da salvação, e aqui entra a grande arma da igreja para atrair novas pessoas ou reavivar aquelas que estão mornas na fé: a comunicação.

Como sempre enfatizamos, cada igreja tem o seu jeito de ser, a sua forma de administrar e a mensagem que deseja passar, algumas são mais conservadoras outras mais liberais, cada qual tem os seus costumes, umas tem um crescimento acelerado outras são mais modestas.

Assim sendo, a nossa intenção com esse artigo não é explicar a você a mensagem que deve passar para os seus membros, ouvintes ou leitores, isso é uma coisa muito pessoal de cada um, queremos mostrar a importância da comunicação e as formas de como podem tratadas a sua mensagem para um melhor retorno, para que ela possam alcançar mais pessoas.

É importante entendermos que na maioria das situações as pessoas a quem endereçamos a nossa mensagem é muito diferente de nós, sob a ótica da igreja evangélica, essas pessoas têm uma educação diferente da nossa, tem uma outra cultura e muitas vezes outra crença religiosa, sintetizando, uma visão de mundo completamente diferente da nossa.

Temos que ter o cuidado de não nos esquecer deste fato quando abrimos um leque de comunicação com essas pessoas, visto que o conteúdo que transmitimos na nossa mensagem pode ser interpretado de uma forma diferente daquela que seria o nosso intuito inicial.

Assim para que a nossa comunicação seja assertiva temos que planejar muito antes, conhecer o nosso público, é necessário cativar as pessoas, mostrar o nosso interesse e despertar o deles, a nossa empatia, ter boa argumentação e sempre transmitir confiança, conhecer aquilo que falamos.

Esse assunto, comunicação, tem uma importância tão grande que existem vários estudos sérios sobre seu impacto na vida das empresas e organizações e mais de 70% das empresas estudadas tem problemas de comunicação que impactam o seu desenvolvimento.

Infelizmente, isso não é diferente com a realidade da maioria das igrejas e tem muita gente desperdiçando recursos da igreja e com pouco efetividade.

Como dissemos nesse artigo As Igrejas e a Evolução da Tecnologia hoje temos uma grande massa de jovens nativos digitais, pessoas com amplo conhecimento da internet e principalmente das ferramentas de comunicação, e-mail, mensagens instantâneas, redes sociais, entre tantas outras.

Essas pessoas podem ser o nosso público alvo, podemos incluí-las na nossa missão de evangelizar e conhecendo seu perfil, sua linguagem, sua cultura, podemos traçar as nossas estratégias de trazê-los para a igreja.

Antes porém, se faz necessário abrir um parêntese e salientar que traçar uma estratégia que alcance essas pessoas, os nativos digitais, não necessariamente quer dizer para excluir os demais, esses são tão importantes quanto os outros e também devemos ter estratégias diferenciadas para alcançá-los, que será objeto dos próximos artigos.

Para colocar em prática a sua estratégia e obter êxito não é necessário contratar uma grande equipe e dispender uma grande quantia de recursos da igreja, com o uso da tecnologia, computadores e internet, podemos contar com ferramentas muitos eficazes, sem comprometer o orçamento da igreja e alcançar uma grande quantidade de pessoas.

Uma coisa simples que podemos observar é que hoje a todo momento as pessoas estão com seus celulares, totalmente conectadas, a todo momento, têm conhecimento das notícias que acontecem, praticamente em tempo real.

Comunicação Interna

Reunião Interna

Como dizemos nesse artigo A Igreja em Departamentos a igreja tem a sua organização interna, seus ministérios e seus departamentos, e para uma melhor organização e relacionamento entre esses departamentos, a igreja deve adotar uma estratégia eficiente de comunicação.

Essa estratégia deve estar alinhada com a visão da igreja, deve contemplar o inter-relacionamento com os demais departamentos para atender ao planejamento além de dar suporte aos demais departamentos e ministérios e ainda ajudar nas metas e projetos do próprio ministério.

Em outras palavras, isso significa que quando a estratégia apontar para o norte, todos vamos para o norte, sem exceção, caso contrário, uns vão para o norte, outros para o sul, outros para o leste, outros para o oeste e alguns ainda ficam no mesmo lugar.

Comunicação Externa

Reunião Online

Temos que ter em mente que a comunicação de qualidade é um elemento chave para ganhar almas para o nosso ministério (para Jesus), é uma ferramenta que pode mudar radicalmente a forma de atrair pessoas que ainda estão distantes do evangelho.

A igreja ao dar uma boa acolhida, se mostrar mais próxima do membro ou do futuro membro, pode lhes transformar a vida, quando nós facilitamos ou possibilitamos o recebimento de informações mais detalhadas e completas ajudamos a despertar na pessoa o interesse pelo que acontece dentro da igreja.

Uma estratégia com baixo custo e eficaz é lançar mão das possibilidades de comunicação com mensagens e avisos que façam uso da tecnologia do celular e a facilidade de se poder ler a qualquer momento em qualquer lugar.

Diante de todas essas informações, já da para imaginar a vantagem de se ter um aplicativo para ajudar na gestão e nas tarefas de comunicação da igreja, com um aplicativo, o membro vai poder se cadastrar e sempre atualizar seus dados na igreja, estar antenado com os acontecimentos e eventos da igreja.

Neste artigo Aplicativos Móveis para Igrejas damos várias dicas e falamos bastante sobre a importância da igreja ter o seu próprio aplicativo.

O SigiWeb além de ser uma plataforma online, completa, fácil e intuitiva, proporciona uma excelente comunicação com os membros, entre os departamentos e ministérios e está em constante desenvolvimento para melhorar seus recursos e facilitar a comunicação no âmbito das igrejas evangélicas.

Artigos Relacionados

Deixe um Comentário