Controle Online de Batismos na Igreja

Veja abaixo como o Controle Online de Batismos na Igreja pode ser simples e eficiente.

Na nossa língua, batizar vem do latim “baptizare” que por sua vez vem do grego “baptzein” que significar mergulhar ou também lavar. Muito provavelmente, o batismo tem origem nos rituais de purificação existentes na tradição judaica.

O batismo sempre fez parte do cristianismo, desde a sua origem, os primeiros convertidos logo foram batizados, como nos mostra a bíblia nos Atos dos Apóstolos.

O apóstolo Paulo que se converteu ao cristianismo após a morte de Cristo, considera o batismo como o início da vida cristã.

Antes, o batismo era feito por um homem considerado profeta, seu nome era João Batista, claro que todos já sabemos disso, é só para lembrar, entretanto, esse batismo tinha um outro propósito, era para o arrependimento, se reconhecer pecador diante de Deus (Mateus:3,2).

Teste Grátis!

Gestão Online para Igrejas Evangélicas
Aplicativo completo, fácil e prático para o controle total da secretaria e do financeiro através do computador ou celular.

Vale ressaltar que João Batista não queria batizar Jesus (Mateus 3;14), alegando que é ele que deveria ser batizado pelo Mestre, porque João sabia que em Jesus Cristo não havia pecado, Jesus o convenceu dizendo-lhe que era para cumprir toda a justiça.

Foi o próprio Jesus Cristo, antes de retornar ao Pai, que deixou o ensinamento do batismo para a igreja (Mateus 28:19), desde então o batismo é muito mais que um chamamento a arrepender-se e do perdão dos pecados, é um pacto de viver a vida como um discípulo de Jesus.

No batismo, nós cristãos afirmamos crer que Jesus morreu e ressuscitou, que morremos para o pecado, espiritualmente morremos com Jesus na cruz, Ele lavou os nossos pecados, portanto, a partir do batismo, estamos limpos e na ressurreição estaremos juntos de Jesus, na vida eterna.

A igreja cristã tem a missão de preparar e batizar aqueles que ainda não o foram, claro que o batismo por si não salva ninguém, a salvação vem pela fé, na graça de Deus (Efésios 2:8), por isso é importante que a igreja cumpra seu papel de batizar e ensinar (Mateus 28:19-20).

Quando Jesus disse a Nicodemos, no evangelho de João, que aquele que não nascer de novo não pode ver o reino de Deus e este, mesmo sendo mestre dos judeus, não entendia, assim Jesus deixa claro a Nicodemos a necessidade do batismo para a salvação.

Concluindo, na conversa com Nicodemos, Jesus explicou-lhe que o homem, para entrar no reino de Deus, precisa nascer da água e do Espírito, completando que o que é nascido da carne é carne e o que é nascido do Espírito é Espírito.

Missão Institucional e o Controle Online de Batismos na Igreja

É importante ressaltar que a igreja tem a sua missão espiritual, pregar o evangelho, levar a boa nova, mas tem também a sua missão institucional, neste artigo Metas para Igreja Crescer afirmamos que a igreja é um organismo vivo enquanto cumpre a sua missão espiritual e o batismo é um processo extremamente importante visto que estabelece uma ligação do convertido com a igreja.

No cumprimento da sua missão institucional, vendo o seu lado organização, é inevitável a comparação da igreja com uma empresa, assim sendo, deixamos claro que a igreja não busca o lucro, de forma alguma, ela busca o crescimento dentro da sua missão espiritual, que é trazer mais almas.

Entretanto, para cumprir as suas finalidades estatutárias e manter as suas atividades em funcionamento a igreja precisa de pessoas, recursos materiais e recursos financeiros e a partir dai que se tem uma semelhança com uma empresa, ela precisa crescer, precisa de voluntários, de pessoas em suas atividades.

Se é aqui que a igreja começa a ter semelhança com uma empresa é também a partir daqui que ela precisa trabalhar para ser diferente, a igreja não deve lançar produtos no mercado, não pode fazer promoções ou dar descontos, a igreja precisa de um diferencial para alcançar mais pessoas com o evangelho de Cristo.

Modestamente entendemos que trazer as pessoas é obra do Espírito Santo no coração do líder e o batismo se apresenta como uma ferramenta para firmar o congregado e transformá-lo, em primeiro plano num membro decidido, fiel aos princípios cristão e depois num agente agregador, ajudando com seu testemunho, a trazer novas pessoas para a igreja.

O Que É Preciso para Batizar

Dúvidas

Na Bíblia Sagrada a única condição que encontramos para o batismo é de que a pessoa creia e se arrependa dos seus pecados (Atos dos Apóstolos 2:38), assim ela precisa ter consciência da sua culpa e DECIDIR que quer mudar, crendo no sacrifício que Jesus fez por ela.

Assim, a igreja, através de seus líderes ou equipe própria, deve preparar o novo convertido, seja por meio de pregações específicas, seja por meio de indicação de leituras ou mesmo envio de áudios com mensagens do evangelho com o intuito de deixa-lo pronto para o ato.

Não existe uma receita ou processo específico, cada ministério, desde que dentro do que ensina a Bíblia Sagrada, pode ter sua forma de conduzir os batismos, o importante é que se tenha condições de se saber quem foi e quem não foi batizado.

O ato de batizar o cidadão não tem nenhuma implicação nos atos da vida civil, como por exemplo tem o casamento, administrativamente é importante que a igreja atualize os dados da ficha cadastral do membro que agora passa a ser batizado, além é claro de emitir um certificado de batismo.

Passos para o Batismo

Passos

O primeiro passo é marcar uma data, a hora e o local onde vai ser efetuado o batismo, obviamente que é importante que esse local tenha condições necessárias para o evento, tais como espaço para acomodar todos os presentes, piscina ou tanque para o batismo e atenda as exigências sanitárias.

No âmbito administrativo, o ideal é que se tenha um controle como este Controle de Batismo onde podemos ir cadastrando aquelas pessoas que se disserem aptos a participar do batismo, conforme for feita a divulgação do evento e a orientação aos candidatos ao batismo.

No dia do evento, com uma lista impressa em papel ou então acompanhando os presentes pelo aplicativo no celular ou tablet, um auxiliar do pastor ou alguém da equipe de batismo vai encaminhando os decididos para serem batizados e anotando a sua presença.

Esta rotina de Controle Online de Batismos na Igreja, que além de simples é bastante produtiva, onde os passos são cadastrar o batismo, informando data e local, marcando as pessoas que desejam se batizar, destacamos que depois de confirmada a presença no batismo, a própria rotina atualiza a ficha do membro e já está pronta para a emissão do certificado de batismo.

O batismo além de trazer as pessoas para Cristo é importante porque cria uma ligação do membro com a igreja, neste artigo Metas para Igreja Crescer destacamos que você pode construir seus indicadores e o processo de batismo deve também ser estudado e ter seus indicadores.

Construindo indicadores para o batismo, a igreja e os líderes podem conhecer melhor os resultados de sua estratégia de evangelização, visto que é um processo que demanda um pouco mais de tempo, entretanto, indica um crescimento em qualidade para sua igreja.