Credencial de Membros nas Igrejas

A credencial de membros nas igrejas é um instrumento utilizado para identificar as pessoas que pertencem a instituição, pode contar dados pessoais e foto.

O evangelho de João, capítulo 3, versículo 16 traz a visão do apóstolo sobre o amor de Deus em relação ao mundo – “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”

A “entrega” do Cristo Salvador e Redentor do mundo demonstra o verdadeiro amor de Deus para conosco, esse amor Deus é para que nós não pereçamos, mas encontremos a vida eterna.

O surgimento da igreja

Estando entre nós, vivendo no mundo como homem, o legado, a herança que Cristo nos deixou foi a igreja, justamente para continuar a sua obra, testemunhar os seus feitos, difundir o evangelho do Reino de Deus e fazer discípulos em todo o mundo, ensinando o que Ele ensinou.

Cristo morreu na Cruz e ressuscitou, cumpriu a sua missão e quando voltou para o Pai, enviou solenemente seus apóstolos mundo afora de forma com que eles fossem seus sucessores e dessem continuidade a Sua missão, (João 20:21) “…, assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós”.

Teste Grátis!

Gestão Online para Igrejas Evangélicas
Aplicativo completo, fácil e prático para o controle total da secretaria e do financeiro através do computador ou celular.

A vasta contribuição de Paulo para o evangelho de Cristo atribui a igreja a pecha de “o ministério da reconciliação”, justamente porque “Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados e pôs em nós a palavra da reconciliação” (2 Coríntios 5:18-19).

O que é a igreja

A igreja é um corpo de crentes que sofreu a transformação pelo espírito, assim Cristo entregou a essa igreja a responsabilidade de realizar a tarefa deixada por ele, no evangelho de Mateus e Marcos ficou bem clara a missão de “pregar o evangelho do Reino de Deus e fazer discípulos em todo o mundo, ensinando-lhes exatamente o que Jesus nos ensinou”.

Ao longo do tempo, a igreja não perdeu a sua essência, nem mudou a sua missão, mesmo com a morte dos discípulos o trabalho da igreja seguiu, cada nova geração que vinha absorvia os conhecimentos e continuava o trabalho, firmes na promessa de Cristo de estar com eles na obra e no Seu retorno no final dos tempos.

A igreja tem muitas facetas e milita em frentes diversas, porque Deus nos concede dons para as mais diversas atividades, Paulo escrevendo aos Romanos falou sobre isso –  “Porque assim como num só corpo temos muitos membros, mas nem todos os membros têm a mesma função, assim também nós, conquanto muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros, tendo, porém, diferentes dons segundo a graça que nos foi dada…”.

A missão da igreja

A igreja cristã tem uma missão espiritual e uma missão institucional, em dados momentos da vida da igreja elas se unem, em outros ela se separam completamente,  a missão espiritual nunca mudou, nem vai mudar, a missão institucional se funde com a visão humana e se adapta a ela com o passar do tempo.

Como dissemos neste artigo <Metas para a igreja crescer> a igreja é um organismo vivo, as pessoas que dão rumo a sua gestão é que detém a capacidade de mudar os destinos e implementar as políticas da instituição para que ela consiga atingir os seus objetivos.

E você pode estar se perguntando, o que será que tudo isso tem a ver com o nosso título principal que pretender falar da Credencial de Membro nas Igrejas, primeiramente estamos mostraCredencial de Membros nas Igrejasndo a você que a igreja nasceu, sobreviveu por todo esse tempo e ainda vai sobreviver muito mais porque Deus tem um propósito muito maior para ela.

A igreja de Cristo é o meio pelo qual Deus vai se reconciliar com os homens, conforme já explanamos no texto, ela leva a boa nova aos homens para que esses não se esqueçam do compromisso de Cristo e de Deus para conosco.

 

Uma comunidade de homens

É justamente um cenário de comunidade que mostrava ser a igreja primitiva, as pessoas repartiam seus pertences, partiam o pão e se ajudavam mutuamente, servindo a Deus e trazendo mais pessoas para se converterem.

Trazendo para o nosso ambiente, hoje viver o cristianismo, invariavelmente, significa fazer parte de uma igreja, uma comunidade, muitas igrejas têm o termo comunidade no nome, o que reforça nossa ideia, desta forma é comum que as pessoas se sintam prestigiadas e valorizadas por pertencer a uma comunidade.

Comparando apenas subjetivamente, da mesma forma quando um aluno pertence a uma instituição de ensino ou é membro de um clube, fazer parte desta instituição é sempre motivo de orgulho, no caso das escolas, o aluno com a carteirinha de estudante, ainda pode gozar do benefício da meia entrada.

Seja na igreja, no clube, na instituição de ensino, portar uma credencial atestando pertencer a “comunidade” tem, na verdade, a função de identificar seus portadores e em alguns casos até mesmo externar o orgulho do portador em relação a sua instituição, na igreja a Carteirinha de Membro ou Credencial de Membro tem um valor ainda mais especial.

Como tentamos demonstrar no corpo do texto, a igreja cristã está muito além das tradições terrenas, embora necessários, o espaço físico que ela ocupa, os estatutos, o cnpj são detalhes de natureza humana, o propósito da igreja está na esfera espiritual, cumprindo a grande missão estipulada pelo próprio Cristo e amparada no amor de Deus.

Nesse sentido destacamos a necessidade de identificar seus membros, camisetas ou uniformes fazem um pouco desse trabalho, mas a carteirinha de membro para igrejas é o que identifica cada membro individualmente, seu nome, sua função na igreja, podendo inclusive trazer a foto do portador, o que sem dúvida, pode fazer toda diferença.

Utilizada na organização da Igreja

Sem organização ninguém atinge os seus objetivos, nem igrejas, nem empresas, por isso a organização é um fator determinante, neste artigo Cadastro de Membros Online na Igreja demos bastante enfoque no cadastro dos membros, nessa rotina a Credencial de Membro e o próprio cadastro passam a se colaborar mutuamente, um depende do outro.

A igreja é constituída de pessoas das mais diversas origens, então, antes de pertencer a uma igreja, o nosso membro é um cidadão sujeito as mudanças normais da nossa vida cotidiana, enquanto uns se casam, outros se separam, mudam de endereço, emprego, telefone, e-mail e tantas outras coisas, assim a igreja precisa de um cadastro atualizado, com informações consistentes para ser a base da nossa carteirinha de membro.

No SigiWeb, através da internet ou do aplicativo, o próprio membro pode atualizar seus dados, acompanhar os trabalhos do ministério e da agenda de eventos, com os dados atualizados e a inclusão da foto no cadastro, é muito mais fácil para secretaria da igreja emitir as carteirinhas de membros.

 

Artigos Relacionados

Deixe um Comentário