Igrejas e a Evolução da Tecnologia

Evoluir é uma condição inerente ao ser humano, o homem através dos tempos tem se lançado a uma busca constante para melhorar a sua vida, seu trabalho, o lugar onde mora, enfim criar melhores condições de vida para ele e para a sua descendência.

O conforto e as facilidades que as pessoas têm nos dias atuais é muito diferente do que havia a cem anos atrás, mesmo os problemas e as preocupações eram bem outros, e olha que esse período, para a história como um todo, é um piscar de olhos.

Não há dúvidas que uma das áreas que mais se desenvolveu nos últimos anos foi a tecnologia da informação e aqui podemos incluir os computadores e as telecomunicações, analisando friamente é uma realidade da qual não podemos fugir.

Continuando a nossa análise podemos afirmar que isso tem aspectos bons e aspectos ruins, de um lado a tecnologia facilita nosso cotidiano, evita filas nos bancos, ajuda na comunicação com outras pessoas de forma rápida, nos ajuda no trânsito e a disseminar informações importantes, o lado ruim é que nos tornamos dependentes dessa tecnologia e, conforme defendem os especialistas, a internet e as redes sociais são a principal causa da procrastinação, seja no trabalho, seja nos afazeres domésticos.

Gestão e a Evolução da Tecnologia

Um dos pontos fortes da evolução da tecnologia é sua contribuição na melhoria da gestão das empresas, tarefas repetitivas e cansativas que antes só podiam ser feitas de forma manual, hoje estão informatizadas, facilitando o cotidiano da administração, integrando processos e interligando a empresa com clientes e fornecedores, criando novos canais de interação.

Teste Grátis!

Gestão Online para Igrejas Evangélicas
Aplicativo completo, fácil e prático para o controle total da secretaria e do financeiro através do computador ou celular.

Estudiosos da sociologia se referem a “Geração Z” como os nativos digitais, aquelas pessoas que nasceram totalmente familiarizadas com a internet, com o compartilhamento de arquivos e a mobilidade, uma das principais características dessa geração é que elas não conheceram o mundo sem internet e são extremamente conectadas, tudo acontece em tempo real, é tudo para ontem.

Comunicação Digital nas Igrejas

O desafio das nossas igrejas e da nossa liderança cristã é trazer essa grande massa, essa nova geração para ouvir, e seguir, a palavra de Cristo e não existe uma fórmula para isso, como se fosse uma receita de bolo onde se colocam os ingredientes e o milagre acontece, mas, existe uma caminho a seguir, estar onde eles estão, compartilhar das suas experiências e do seu cotidiano, isso significa “evoluir tecnologicamente” junto com eles.

Muitos de nossos líderes tem resistido a utilização da tecnologia nas igrejas, restringido seu uso, no máximo, a consulta de e-mails e a busca de informações na internet, muito pouco frente a grande gama de serviços que a igreja pode desfrutar com a utilização da tecnologia disponível nos dias atuais, de forma que possa crescer e ganhar com isso.

Vantagens com o Uso da Tecnologia

Tudo que a tecnologia propicia as empresas, ganhos de produtividade, melhorias na gestão, diminuição dos custos, maior controle e otimização das receitas, conforme dissemos acima, também pode ser aplicado nas igrejas, programas específicos para administração de igrejas, cadastro de membros, controle de dízimos, emissão de credenciais de membros, controle financeiro e contábil das igrejas, todas essas tarefas e muitas outras que antes eram feitas de forma manual, podem ser automatizadas e os dados que antes eram feitos em papel agora podem ser gravadas no formato eletrônico.

A igreja não pode ser vista por essa nova geração de pessoas, acostumadas com tecnologia e extremamente conectadas, como uma instituição atrasada e resistente a “evoluir tecnologicamente”, muito pelo contrário, temos que convencer nossos líderes que a tecnologia é uma aliada e pode nos ajudar e muito nessa difícil e árdua, mas prazerosa, missão de alcançar e evangelizar um público totalmente diverso do que estamos acostumados.

Tarefas da Igreja

Adotar a tecnologia como um diferencial, tanto na administração, como na evangelização, não significa mudar a ideologia da igreja, muito menos deixar de lado nossas convicções filosóficas e cristãs, é primar pela transparência na gestão, é adotar melhores formas de controle, é mudar aquilo que antes era feito de forma manual para a forma eletrônica.

Em qualquer situação, nos dias de hoje, a junção do computador com a internet forma uma ferramenta indispensável na administração de qualquer empresa ou instituição, as igrejas não podem abrir mão desta comodidade, isso nos propicia ter uma “igreja online” que além de ajudar nas tarefas da administração no cotidiano como pagar contas, enviar e receber e-mails, fazer aplicações ou resgates, fazer cotação de preços, entre outras tarefas.

Entretanto, nas igrejas é a interação com a membresia, o contato direto com cada um nominalmente, os avisos sobre acontecimentos e eventos na igreja, a transparência da gestão, a publicação dos atos e fatos administrativos da igreja leva a uma comunicação efetiva com os membros, isso pode ser feito com muita facilidade através dos aparelhos de telefonia celular.

Em um levantamento efetuado em 2018, constatou-se que o Brasil tinha 230 milhões de celulares ativos, em média mais de um aparelho por habitante, os smartphones, ou celulares inteligentes, se tornaram ferramentas indispensáveis no dia a dia das pessoas, com aplicativos apropriados a igreja pode ter uma comunicação ativa e eficaz com sua membresia; bem planejado e desenvolvido com as rotinas assertivas.

Aplicativos Móveis para Igrejas

O aplicativo pode fazer com que o próprio membro faça e atualize o seu cadastro online, pode avisar os membros sobre cultos, eventos e pregações, fazer pedidos de orações, pode organizar as células ou departamentos da igreja, propiciar uma interação online e em tempo real entre os diversos departamentos.

Os estudiosos dizem que hoje vivemos a “Era da Informação”, empresas, governos e instituições, cada qual na sua respectiva área, igrejas não podem ficar de fora, têm um desafio de manter o seu público altamente informado, e a comunicação é chave para atingir esse objetivo.

Mas nós temos que levar em consideração que já foi o tempo em que as cartinhas chegavam pelo correio e eram escritas a mão, hoje tudo acontece em tempo real, na velocidade da comunicação digital, igrejas precisam contar com aplicativos para se comunicar com seus membros, contar com sistemas de gestão online, publicar os seus eventos na internet e deixar a membresia em contato direto com a igreja, novos tempos, novas ferramentas de evangelização, o objetivo ganhar mais almas.

Artigos Relacionados

Deixe um Comentário