A Importância e o Papel da Liderança na Igreja

A Importância e o Papel da Liderança na Igreja

Pessoas comuns, em algum momento da sua vida se depararam com uma circunstância extraordinária, ao enfrentarem a situação passaram por um aprendizado ímpar e aprenderam ou tomaram conhecimento da sua condição de líder.

Nesses momentos e nessas condições o espírito de liderança se destaca e uma habilidade que morava lá fundo, estava escondida vem a tona e se revela, é importante ressaltar que isso não acontece num passe de mágica, não, é com o tempo, é com perseverança e muita luta, assim a pessoa passa a inspirar confiança em seus pares.

Ser líder não é uma questão fácil nas empresas e muito menos nas igrejas, no ambiente corporativo, talvez, você ainda tenha a benesse de escolher quem serão os membros da sua equipe, nas instituições e, principalmente nas igrejas, onde lidamos muito com o voluntariado, isso, na maioria das vezes, não estará ao seu alcance.

Por esse motivo, nas igrejas, ainda é mais importante que o líder exerça com maestria o seu papel, lembrando que liderança não é sinônimo de ter um cargo ou ser chefe, aliás, é um erro supor que o líder é aquele que tenha poder de mando sobre as pessoas, um cargo no papel não tem a capacidade de fazer da pessoa um líder.

Em qualquer das situações, ter liderança é a capacidade de influenciar ou dar uma direção correta a sua equipe, pessoas que trabalham com você ou dividem algum projeto, liderança é algo que se conquista e não será imposta por um cargo, documento ou deliberação superior.

Teste Grátis!

Gestão Online para Igrejas Evangélicas
Aplicativo completo, fácil e prático para o controle total da secretaria e do financeiro através do computador ou celular.

No último artigo que escrevemos que você pode ver aqui O Desafio das Igrejas para Alcançar o Público Jovem apresentamos uma pesquisa que trouxe dados que relatam a escassez no surgimento de jovens lideres e que há uma deficiência de treinamentos para desenvolver os talentos dos jovens que demonstram interesse de seguir na missão de pregar o evangelho.

É necessário reconhecer algumas qualidades no líder, justamente porque o sujeito pode utilizar a sua capacidade de liderar para o mal ou para obter vantagens em proveito próprio, o que não é condizente com o cristão, assim uma qualidade essencial no líder é o caráter, neste quesito ele precisa ser exemplo para os demais.

A meta a ser alcançada deve se traduzir na paz e na serenidade, mas de antemão, já sabemos que isso não é duradouro, sempre haverá batalhas a serem superadas, por isso, na busca das metas o líder precisa fazer com que a sua equipe faça o melhor que pode ser feito com os recursos disponíveis e isso não se faz sem competência, também essencial no bom líder.

Crescimento

No caso das igrejas, quando falamos em meta queremos dizer o “lugar ao sol onde queremos chegar”, não se trata de nenhum fim comercial, por isso líderes aqui são especiais e precisam de traços determinantes do bom cristão quais sejam a integridade, inteligência e a maturidade emocional.

Como estamos falando de pessoas e comportamentos, seria uma bobagem pensarmos que tudo se resume a ter essa ou aquela qualidade, obviamente que não, muitas pessoas que reúnem esses requisitos que citamos, não se imaginam ou não se veem como líderes, são joias que precisam ser lapidadas, aqui vemos a necessidade dos treinamentos para desenvolver talentos, inclusive os mais jovens, conforme escrevemos pouco mais acima.

De outro lado, muitas vezes, em vista da demanda que se avoluma, “A seara realmente é grande…”, (Mt 10,37) mesmo os nomeados imbuídos da maior boa vontade e disposição em colaborar com a obra, tomados pelo impulso nomeamos líderes com carência dos requisitos que elencamos e como consequência a igreja acaba sendo liderada por pessoas inaptas.

Podemos utilizar os ensinamentos da Bíblia para tiramos lições sobre a liderança e encontrarmos outras qualidades, ela está cheia de bons exemplos: Moisés foi o líder da grande nação de Israel, assim que saíram do Egito, Jetro o sogro de Moisés foi ter com ele, que estava acampado com seu povo, próximo ao Monte Sinai.

Nesta passagem Jetro viu uma oportunidade de aconselhar o seu genro que “liderava sozinho” uma grande nação, o resultado porém, não era bom nem para o povo, nem para Moisés, resumidamente Jetro pediu para Moisés dividir a liderança com pessoas capacitadas, tementes a Deus, homens de verdade, que odeiam a avareza, (Êxodo 18:21).

O que Jetro aconselhou a Moisés foi delegar, dividir sua liderança com outras pessoas e ele “humildemente” seguiu o conselho, aqui, nesta importante passagem bíblica, encontramos mais uma das qualidades que devem caber na personalidade do nosso candidato a líder: a humildade e o saber ouvir.

Liderança na Igreja

Uma outra passagem da bíblia bastante interessante sobre liderança é quando o povo de Israel travou uma batalha contra o povo de Amaleque; Moisés, Arão e Hur subiram ao monte para interceder pelo povo, quando Moisés deixava os braços levantados Israel se impunha, quando os braços se abaixavam Israel entrava em desvantagem, (Êxodo 17:8-13).

Moisés era o grande líder, Arão e Hur eram liderados, e essa passagem nos mostra a importância da liderança na igreja e se faz necessário entender que aqueles que estão abaixo de sua liderança precisam da cobertura espiritual nas batalhas do nosso dia a dia e a vitória e consequência do líder bem preparado.

Sob uma outra ótica, Moisés, embora grande líder, era um ser humano e como tal também possuía suas limitações, em dado momento suas forças diminuíam e ele não conseguia permanecer com os braços estendidos, Arão e Hur atentos a situação e percebendo a dificuldade de Moisés, providenciaram uma pedra para melhor acomodá-lo e sustentaram suas mãos, um de cada lado.

Aqui percebemos uma outra qualidade essencial que pode se aplicar aos liderados da igreja, precisam estar atentos as necessidades do seu líder, devem também orar e interceder por estes, visto que são um corpo único e se somam para o crescimento da igreja.

Nestes poucos exemplos que citamos podemos perceber que a liderança é um conjunto de habilidades, qualidades e principalmente de pessoas, o líder tem que aprender a delegar, a centralização é motivo de fracasso de muitos líderes, por isso é bom cercar-se de pessoas confiáveis e delegar sempre.

No nosso aplicativo SigiWeb, o Pastor ou Dirigente vai poder contar com ferramentas diversas que vão facilitar a tarefa de delegar funções, distribuir tarefas e acompanhar a sua realização, bem como a Escola Bíblica Dominical, Batismos, Missionários e Congregados, tudo na palma da mão.