Organizando a Liderança da Igreja com Auxílio da Tecnologia

Liderança Organizada da Igreja

Jesus Cristo, o salvador, é o melhor exemplo que nós podemos ter de liderança, Ele então disse: “Eu sou o bom pastor, o bom pastor da a vida pelas ovelhas” (João 10:11), uma ovelha desviada é uma presa fácil para o inimigo, é missão do líder cristão trazê-la de volta, em segurança, para o rebanho.

Jesus na sua infinita sabedoria, ao nos chamar de ovelhas, quis nos comparar a esse animal completamente indefeso, totalmente vulnerável frente a seus predadores, ela precisa do seu pastor para defendê-la. Na verdade, um rebanho de ovelhas, por maior que seja, sem pastor, é completamente impotente frente as dificuldades que encontrar.

O papel principal de um líder cristão é de “proteger as suas ovelhas”, a Bíblia cita em Ezequiel 34:16 “A perdida buscarei, e a desgarrada tornarei a trazer, e a quebrada ligarei, e a enferma fortalecerei…”, esse é o plano de Deus para a igreja, confortar as ovelhas, suavizando suas feridas.

Ser líder significa servir de forma humilde e amorosa, a liderança é um ministério e deve ser exercida com autoridade e justiça, encorajando seus auxiliares e seguidores a seguir o seu exemplo.

Sob o ponto de vista espiritual há muito mais a dizer, ainda trataremos de algumas questões específicas ao longo do texto, mas nosso intuito com esse artigo é ajudar você líder a organizar a sua liderança auxiliar com o uso de tecnologia.

Teste Grátis!

Gestão Online para Igrejas Evangélicas
Aplicativo completo, fácil e prático para o controle total da secretaria e do financeiro através do computador ou celular.

Como sempre temos dito, no Brasil, as igrejas têm liberdade de pensamento e no seu modo de agir, cada qual tem sua própria hierarquia, aqui não existe um modelo universal que deva ser adotado, como padrão, por todas.

A maioria das igrejas evangélicas organiza sua hierarquia religiosa de acordo com o que interpretam na Bíblia e, obviamente, de acordo com as necessidades específicas de seu ministério.

A Igreja É Uma Grande Família

Família Igreja

A igreja não é o prédio que ocupa, nem o CNPJ, nem o nome que ostenta na placa, a igreja são as pessoas que estão a frente dos trabalhos que a fazem viva, como exemplificamos nesse artigo Metas para a Igreja Crescer ela é um organismo vivo que tem a missão especial de levar o evangelho para as pessoas, em todo o mundo.

É importante que possamos compreender que a igreja deve ter um líder que determine o seu papel e tenha condições de ditar as diretrizes para a igreja avançar e crescer como ministério, entretanto, ele deve arrebanhar outros líderes, que serão seus auxiliares, e que tenham capacidade de auxiliá-lo nas diversas atividades existentes no seio da instituição.

A Bíblia nos ensina que antes de escolher os seus apóstolos Jesus orou a noite toda, embora fosse acompanhado por um número muito maior de seguidores, ele escolheu doze homens para desempenharem um importante papel na proclamação do evangelho e na fundação da igreja cristã, o começo daquela que conhecemos hoje.

Para manter a ordem, a igreja precisa dividir as tarefas, como dissemos nesse artigo A Igreja em Departamentos separá-la em departamentos e ministérios para que cada qual faça a sua parte e contribuía para que possamos crescer espiritualmente e como comunidade a serviço de Deus.

A liderança da igreja, aqueles que o Pastor Presidente, separa como seus auxiliares em postos específicos, segundos seus dons e habilidades, são o grande pilar de sustentação da igreja e sem eles para ou anda com dificuldades.

Seja para gerir a instituição como um todo, ditando as diretrizes, seja para estudos bíblicos e pregação do evangelho ou ainda para a parte de organização e assuntos administrativos, todos merecem o nosso respeito e sem o trabalho de cada um deles a igreja não funcionaria.

A igreja desenvolve um trabalho de ordem espiritual, muitas vezes também precisa fazer trabalhos de assistência social e no cumprimento de seu dever como instituição precisa cuidar da parte administrativa, fazer gestão financeira e contábil, tirar alvará e se adequar à lei dos homens.

O Uso da Tecnologia

Comunicação Digital nas Igrejas

É natural que aquele que esteja encarregado da gestão de uma instituição tão cheia de peculiaridades como uma igreja sinta dificuldades de lidar com muitas equipes, as vezes muito diferentes na sua essência, alguns mais atirados, outros mais conservadores, assim, as ferramentas fundamentais neste ambiente são a comunicação e o uso da tecnologia.

É essencial que possamos perceber que a tecnologia e a inovação andam juntas e estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia, nas empresas e nas instituições, e como sempre afirmamos a igreja não pode ficar de fora, ela deve aderir às mudanças para não perder o seu espaço na sociedade.

Neste contexto, é fundamental o papel do líder, ele precisa ter um posicionamento assertivo, direcionando e influenciando de forma positiva os líderes dos seus ministérios na busca de resultados mais efetivos para a igreja como um todo.

É importante deixar bem claro que os resultados buscados não são metas financeiras, nem imitar empresas na busca do lucro, é trazer um maior conforto para a membresia, buscar novas e eficientes maneiras de levar o evangelho, é crescer espiritualmente alcançando mais almas para a salvação.

A maioria das pessoas que tem cargos de liderança nas igrejas são voluntários e tem trabalho secular, por isso nem sempre estão à disposição da instituição e uma das grandes dificuldades do gestor é reunir um grande número de líderes para traçar diretrizes, essa dificuldade na comunicação deve ser superada com uso da tecnologia.

Orientar as equipes de liderança é algo que demanda bastante atenção, entretanto, é um ótimo exemplo de como podemos trocar informações importantes no âmbito da instituição, por meio de tecnologias diferentes, usar um e-mail institucional, aplicativo de mensagens instantâneas ou mesmo um aplicativo específico para igrejas são maneiras inteligentes e criativas que trazem uma nova dinâmica para as atividades da igreja.

Com tudo isso, você já deve ter percebido que a igreja pode e deve se utilizar dos avanços da tecnologia para alcançar os seus objetivos, o líder deve perceber que não pode ficar aprisionado ao passado, neste artigo As Igrejas e a Evolução da Tecnologia defendemos a ideia de que as pessoas mudaram e uma grande parte delas, principalmente os jovens, já nasceram num mundo onde a tecnologia é parte integrante, eles não conheceram o mundo sem internet, é algo absolutamente natural para eles.

O SigiWeb é uma aplicação onde além de controlar todos os seus membros, de forma online, de qualquer lugar com internet, você pode acompanhar os trabalhos da sua liderança e ainda conhecer os resultados de suas ações.