Contas a Pagar

Contas a Pagar

Contas a Pagar

Devemos classificar as Contas a Pagar como obrigações que a igreja estabelece com fornecedores e outras organizações para garantir o seu funcionamento e cumprir os seus propósitos, tais como energia elétrica, telefone, internet, água, entre outros.

Controlar as contas a pagar deve ser encarado como uma tarefa rotineira dentro da gestão financeira da igreja, visto que muitas vezes envolve uma soma bastante grande em recursos da igreja e, não sendo bem controlado, pode trazer prejuízos inestimáveis a entidade, como pagamentos em atraso, problemas com fornecedores, juros e multas, etc.

Organizando eficientemente as dívidas da igreja, é possível eleger as prioridades, efetuando os pagamentos mais importantes, e organizando a administração é possível mesmo até cortar gastos desnecessários ou não prioritários.

O controle de Contas a Pagar é uma parte importante do sistema financeiro, no SigiWeb antes de cadastrar uma duplicata a pagar temos que efetuar o cadastro do nosso credor, no caso o Fornecedor ou Prestador de Serviço, para depois ligarmos uma fatura ou duplicata a ele.

Lançamentos Bancários x Financeiro

Contas a Pagar

Na tela do Cadastro de Contas a Pagar, primeiramente temos que selecionar o Fornecedor, cadastrado como no passo anterior, informar o tipo e o número do documento, o nº da parcela, a data do documento e a data do vencimento, o valor e por fim um histórico que descreva a que se refere essa dívida.

Baixa de Duplicatas

Também dentro do Contas a Pagar temos a rotina Baixa de Duplicatas, que obviamente tem a finalidade de efetuar a baixa por pagamento da duplicata.

Ao acionarmos essa rotina, primeiramente temos que selecionar a duplicata que queremos baixar, informar a data e a forma de pagamento, que pode ser via caixa ou via bancos, informar o documento que associado e escolher uma contra partida no plano de contas que represente a despesa ou obrigação que estamos baixando.

Integração Caixa e Banco

Parte integrante do sistema financeiro a Baixa de Duplicatas do Contas a pagar, conforme opção do operador, pode ser integrada as outras rotinas financeiras, como caixa e bancos, desta forma, baixando a duplicata, o próprio sistema já efetua o lançamento no caixa ou no banco, de acordo com a opção selecionada.

Teste Grátis!

Gestão Online para Igrejas Evangélicas